quinta-feira, 16 de abril de 2009


Como aproximar gatos que brigam

Como conseguir a aproximação de gatos “rivais”

Princípio da amizade

A lógica do comportamento dos gatos é simples: para serem amigos, um precisa proporcionar vantagens ao outro. Essas vantagens podem ser em forma de lambidas, de alimentos, de carinhos, de aconchego para dormir e até de brincadeiras. Mas há um problema: o gato vê instintivamente seus similares como possíveis fontes de disputas nas áreas de alimentação, sexo e território. Por esse motivo, quem quer aproximar dois gatos precisa ter o objetivo de transformar um possível “competidor” em um “amigo”.

Princípio da tolerância

É bastante comum os gatos simplesmente se tolerarem, sem nunca ficarem “amigos”. Para isso acontecer, basta que um não dê sustos no outro, nem o deixe temeroso de ser expulso facilmente do território. Nesse tipo de relacionamento acontecem pequenos desentendimentos, como quando um chega muito perto do outro e recebe algumas patadas, mas sem perseguições constantes, daquelas que levam um felino a se esconder do outro por grande parte do tempo.

Técnicas de aproximação

Há dicas específicas para reaproximar gatos que tiveram de ser separados, seja por uma briga séria ou apenas por desentendimento.

Durante o trabalho de aproximação, é preciso fazer o gato agressor perceber que não tem poder para afastar o “rival” de seu território e o outro gato compreender que não precisa fugir para não ser atacado. A melhor maneira de fazer isso e de não prejudicar o sucesso da aproximação, evitando sustos e outras sensações desagradáveis, é colocar o gato mais medroso numa caixa de transporte ou numa gaiola à qual esteja acostumado. Com esse cuidado, protegemos o felino menos agressivo e menos corajoso de ser assustado ou afastado por possíveis ataques do outro gato. Impedimos, também, que o gato atacado fuja, o que seria visto como uma “recompensa” pelo agressor e motivaria repetições futuras do gesto.

É preciso também fazer o gato agressor perceber que não deve chegar muito perto da caixa de transporte ou da gaiola. Se ele se aproximar demais ou mostrar clara intenção de atacar, será punido com um spray de água ou de ar comprimido direcionado ao seu focinho (costumo utilizar bombinha de CO2, de encher pneu de bicicleta).

Proporcionar bons momentos aos gatos quando estão próximos é fundamental para que os associem à proximidade entre eles. Alimentá-los nessas ocasiões é uma ótima estratégia. Mas é comum que em situações de estresse os gatos percam um pouco de apetite. Por isso, convém que, ao servi-los, estejam sem comer há algumas horas. Ou, então, podem-se dar petiscos que considerem maravilhosos e que não rejeitem por falta de apetite. Caso aceitem comer, deverão receber também carinho e brinquedos.

Duração e freqüência do exercício

As tentativas de aproximação poderão ser feitas diversas vezes por dia ou apenas algumas vezes por semana, dependendo do tempo disponível. O importante é que toda vez que os gatos se encontrem recebam coisas gostosas e sejam totalmente impedidos de brigar ou de um afugentar o outro. É preciso, ainda, manter-se atento para não estressá-los demais. Assim, em pouco tempo, as aproximações poderão se tornar um evento agradável para eles e deixá-los à espera do próximo encontro.

Finalmente soltos juntos

Só devemos deixar dois gatos soltos juntos quando tivermos segurança de que não brigarão. Isso acontecerá quando conseguirmos que eles se alimentem um perto do outro, sem demonstrar estresse ou agressividade, estando um do lado de dentro da caixa de transporte ou gaiola e o outro, do lado de fora. Ao soltá-los, fique preparado para inibir prontamente qualquer confronto provocado pelo “agressor”. Só deixe os dois sozinhos depois de terem permanecido soltos juntos, várias vezes, sem brigas nem agressões.

Modere suas expectativas

O procedimento de aproximação gradativa é o mais seguro e eficiente que conheço, mas pode levar meses para chegar ao fim, dependendo dos gatos envolvidos. Em alguns casos, o equilíbrio das relações precisará de uma contínua influência humana para a hostilidade não voltar com o tempo. E se a aproximação não evoluir, criam-se dois ou mais grupos de gatos que se tolerem naturalmente ou que sejam amigos.

Eu achei essa dica no site do Dr Pet o Alexandre Rossi, ele é maravilhoso!.
Tem várias dicas de comportamento, eu achei essa ótima, porque eu tenho vários e é bem complicado...

Más essa dúvida abaixo,acho que é a primeira da lista de dúvidas:

O que fazer para que meu gato pare de arranhar tecidos e móveis?

"Eles arranham para brincar, afiar as garras e se comunicar. Em vez de eliminar esse hábito, disponibilize locais, como arranhadores, em que ele possa exibir seu comportamento sem fazer estragos. Vale tornar a área que ele unha desagradável com fitas adesivas duplaface. Outro truque é espirrar água na cara do bichano na hora da ação. Se nada disso adiantar, coloque ao redor do sofá um fio de náilon amarrado a um objeto barulhento, como uma tampa de panela. Ele levará um pequeno susto sempre que atacar a peça e desistirá com o tempo. Para garantir a eficácia do processo, ofereça um arranhador e agrade-o quando estiver agindo certo. Há quem diga que o dono pode até arranhar um pouco para que o gato aprenda por observação".

Por que as pessoas dizem que não gostam de gato?.
http://www.caocidadao.com.br/artigos_gatos.php?id=312


Dicas para introduzir mais um gato em casa.
http://www.caocidadao.com.br/artigos_gatos.php?id=323

Gato: Fim do medo do veterinário.
http://www.caocidadao.com.br/artigos_gatos.php?id=46

Compre também o livro " Os segredos dos gatos "
http://www.submarino.com.br/produto/1/21384408/segredos+dos+gatos,+os


E Seu gato é impaciente? Pode ser que ele seja de Áries. É carinhoso, mas exigente? Cuidado, você pode ter um virginiano em casa. Divertido e bem humorado, “Astrocats” ajuda você a conhecer melhor seu bichano através da astrologia. O livro contém um questionário para identificar o signo de seu gato e uma lista do que cada um gosta e não gosta, seu elemento e a compatibilidades com outros signos.”

Astrocats - Conheça seu gato pela astrologia
Autor(a): Julia Harris
Editora: Publifolha

3 comentários:

Adriana disse...

adorei as dicas, sera que ele tem dicas pra cachorros?
bjs.

Dricalaz e os Gatonetes... disse...

Oi, Dri,

É o que mais tem, dá uma olhada:
http://www.caocidadao.com.br/dicas_comportamento.php

Anônimo disse...

o que eu estava procurando, obrigado