domingo, 5 de abril de 2009


COMPORTAMENTO FELINO


Verdades e Mentiras

Quando o gato é o tema da conversa, sempre aparecem pessoas que têm uma falsa ideia do comportamento deste animal. Algumas crenças sobre o gato espalharam-se de uma tal forma, que muitos ainda hoje acreditam que o gato é falso, traiçoeiro e que não se apega ao dono. Outros confundem o ronronar com asma, e há quem acredite que o gato pode roubar a alma de uma criança, matando-a, por asfixia, se pular sobre ela...Há ainda quem pense que o gato é um animal destruidor. Na verdade, o gato é um animal dócil, meigo, afectuoso e capaz de gostar do seu dono, tal como o cão.


A Linguagem do Miar

O miar é mais uma das maneiras do gato comunicar. Existem 11 sons emitidos pelos gatos, mas a combinação destes sons pode ser infinita. Alguns gatos raramente miam. Outros, como os siamêses, têm fama de serem animais muito eloquentes. Os variados miados do gato são utilizados nas diferentes situações, de formas bem distintas. Portanto, com o tempo e a convivência, chega-se a um ponto em que o dono é capaz de entender perfeitamente o que o animal está querendo, apenas pelas diferenças mais subtis.

Um Feliz Dorminhoco

Os gatos são mais activos durante a noite, embora isto varie de acordo com o ritmo de vida do dono.
Um gato dorme, em média, cerca de 16 horas por dia. Isto quer dizer que um gato com sete anos de idade só esteve acordado durante dois anos da sua vida. A cada hora, 220 milhões de gatinhos bocejam e tiram 425 milhões de sonecas. Mas, este tempo todo, não é desperdiçado. Os gatos sonham como nós.
Se eles não ingerirem um aminoácido chamado triptofano, presente no leite, no ovo e no queijo, as insónias substituem as agradáveis sonequinhas de qualquer hora do dia ou da noite.

Asseado e Inodoro

O gato tem muito pouco ou nenhum cheiro, diferente dos cães.
Eles passam mais de 30% do tempo a cuidar da sua beleza. Adoram estar limpos e com o pelo bem assentado. Lambem-se de forma contínua durante todo o dia.
Para o gato, a carícia humana assemelha-se a uma lambida, e por isso é tão bem recebida.
Além dos cuidados com o corpo, os gatos também são meticulosos com sua caixinha de areia, que não a utilizam se estiver suja. Quando fazem as suas necessidades, cobrem sempre toda a sujeira.
Para uma higiene mais completa, deverá estar atento à caixa da areia. É conveniente mudar a areia todos os dias e lavar a caixa, desinfectando-a convenientemente. Os excrementos sólidos deverão ser retirados com uma pá própria, para que a sua casa continue inodora.

Apaixonado Pelo Dono

O gato é um animal independente, que tem vontade própria. Mas, nem por isso deixa de demonstrar profundo amor pelo seu dono.
Os gatos podem ser excelentes companheiros, com a vantagem adicional de não precisarem da sua atenção integral. O gato contenta-se em ficar ao seu lado, mesmo enquanto você está ocupado com outras coisas.
O gato adora carinhos e alguns são capazes de tudo para irem para o colo dos seus donos!
Sabia que estudos, efectuados recentemente, comprovam que as pessoas que têm gatos sofrem menos ataques cardíacos?!
Afinal, a companhia dos simpáticos bichanos faz bem à saúde!!

Um Ser Independente

É preciso entender que cães e gatos não são iguais. Enquanto os cães se sentem felizes servindo, os gatos são felizes quando estão à vontade para fazer o que querem.
A afeição e a confiança de um gato precisam ser conquistadas, e quando o são, ele torna-se um amigo para toda a vida.
Experimente conversar com ele. Vai ver que ele entende. E não tenha medo de parecer maluco. Pelo menos, 95% dos donos de gatos confessam que conversam com eles. Este percentual é mais elevado que o dos donos de cães.
Mas não grite! O gato sabe quando está a gritar com ele. No entanto, ele pode muito bem não se incomodar com isso.


Uma Fera de Pele Macia

O gato, como bom predador, gosta de exercitar os seus instintos de caçador. Vem daí, o hábito de afiar as garras. É aconselhável que tenha em casa um arranhador para gatos. Se for um arranhador impregnado de catnip, a erva-dos-gatos, ainda melhor. Se mesmo assim, o gato insistir em arranhar os seus preciosos móveis, experimente passar óleo de citronela. Os gatos têm aversão aos cheiros cítricos.


Um Adorável Brincalhão

Os gatos adoram brincar! Mas escolha, com cuidado, os brinquedos. Eles devem ser macios para não magoar os dentes e as garras, e suficiente grandes, para que o gato não os engula.
Qualquer objecto amarrado num cordel, pode tornar-se num grande atractivo. Mas cuidado! Não deixe a corda solta, pois o gato pode se enrolar nela ou, até engoli-la, precisando de socorro veterinário urgente.
Uma pena também pode ser um bom brinquedo. Pode fazer cócegas no gato, ou amarrar a pena numa cordinha para ele pegá-la.
Uma lanterna é excelente para brincar com o seu gato. Vire-a para todos os lados num quarto escuro, e observe o seu felino perseguindo a luz, bastante entusiasmado!
Gatos também adoram bolinhas e brinquedos recheados com catnip. Mas normalmente estes brinquedos não duram muito.
Um rolo de papel higiénico vazio oferecerá horas de brincadeiras ao gato, assim como caixas de papelão são um lugar excelente para se esconder. Os gatos gostam muito de se esconder. Por isso, se o seu não aparecer, não se esqueça de verificar primeiro atrás de todas as portas, debaixo dos móveis, dentro de armários e gavetas e nos interiores do frigorífico, máquinas de lavar e secar roupa e, ainda na máquina de lavar a louça.


rroonn, rrroonnn,rrooonnn rroonnn,rroor... Um Ser Ronronante


Algumas pessoas pensam que os gatos têm asma, por causa do som muito característico que emitem. Na verdade, o ronronar é uma forma do gato demonstrar que está feliz e satisfeito. E esse som fantástico é reservado somente aos seres humanos. Um gato nunca ronrona para outro gato.
É sabido, também, que os gatos ronronam quando estão muito doentes ou quando sentem dores. Nestes casos, o ronronar, provavelmente, é apenas uma forma de despertar a atenção e pedir ajuda.

Sociável, Mas Não Social


Há quem duvide que o gato é um ser territorial, tendo em vista o facto de que eles muitas vezes podem ser vistos em grupo. Mas, apesar de poder conviver em harmônia e até gostar de viver com outros animais, o gato é essencialmente um ser independente. Sociável, mas sem ser social. O gato marca o seu território em nossas casa, como o faria se estivesse em liberdade. É por isso que ele afia as unhas nos móveis e às vezes ( principalmente os machos ) marca o seu território com urina.

Nenhum comentário: